segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Como organizar seus produtos e não deixá-los no esquecimento?

Tem vezes que esquecemos de um produto, e quando resolvemos retornar a usá-lo já era. Que tal fazer uma organização de seus produtos de forma a aproveitar todos sem que passem do " ponto" rs.

A ideia é organizar os produtos através de uma tabela. A tabela é um instrumento muito benéfico, pois auxilia em vários aspectos do dia a dia.
Vamos então montá-la passo a passo e você verá como seus produtos  não ficarão fora de uso!
Primeiro, você terá que escolher quais informações considera importante e determinar os tópicos da tabela (que seriam as características necessárias dos produtos). Exemplo: na minha tabela eu determinei os seguintes tópicos: Categoria (se é maquiagem, se é produto de manicure ou pedicure, se é um produto para passar no corpo etc); Item (se é um sombra, um esmalte, creme hidratante e por ai vai); Marca (fulana, beltrana de tal rs).Tipo (se é em pó solto, compacto, líquido...); Referência/cor (seria o nome, a cor ou a numeração do produto) e o principal o Vencimento (data em que os produtos vencerão).
Você pode mudar e fazer os tópicos que você ache necessário e que fique fácil a sua compreensão. 
Veja como ficou:
como-organizar-produtos-cosméticos
Organização de produtos
 Agora você irá digitar todos os produtos, preenchendo a tabela com os dados necessários de cada tópico:


Para deixar os produtos na ordem correta, de acordo com o vencimento, você seguirá esses passos da figura abaixo ( na tabela está tudo destacado). Você irá selecionar a data de vencimento, depois clicará em formatação condicional.

organizar-produtos-cosméticos
Logo que clicar nessa ferramenta aparecerá uma aba com algumas opções, você irá clicar em Nova Regra
e aparecerá essa aba:

                                   
Agora você irá em Estilo de Formatação escolhendo a opção Escala Tricolor. Lembrando que a data de vencimentos deverá estar selecionada como mencionado acima!
Após clicar em Escala Tricolor aparecerá essa aba para definir as cores que separarão as datas. Assim você terá um indicação através de cada cor. As cores é feita de acordo com os tons que você escolher. Definido isso você clicará em Ok. Veja nesta figura:

Após esse processo, o tópico vencimento ficará assim:

O último passo é deixar o tópico vencimento com a ordem certinha das datas, de forma que os produtos que irão vencer primeiro fiquem no topo da tabela, e assim respectivamente com os outros produtos. Para isso você selecionará toda a tabela, clicará na ferramenta Classificar e filtrar e Personalizar Classificação conforme a figura abaixo:

Aparecerá uma aba e você irá em Classificar por clicando em Vencimento, veja:

Pronto, sua tabela estará prontinha na ordem correta dos produtos, e suas datas na ordem crescente (os que tem data próximas ao vencimento até os que demorarão vencer rsrs , mais ou menos isso rs).

Tabela pronta

Essa é uma das opções, mas você pode criar a tabela da maneira que achar mais eficiente. Parece difícil, mas com esse passo a passo fica bem tranquilo na hora de fazer.
Além de organizar você irá aprender a fazer uma tabela que servirá para montar outras de acordo com sua necessidade. Por isso treine!

A primeira maneira que eu fazia controle dos meus produtos era através de anotações em papel, que ainda deixo dentro da minha maleta. Eu anotava o ano, por exemplo 2012, e tudo o que iria vencer nesse ano com o respectivo mês e assim para os anos seguintes:


Esse meio é muito simples e servirá pra quem não utiliza o computador em casa.

Com esse controle eu tento usar e aproveitar todos os meus produtos, dando prioridade aos que irão vencer primeiro. No meio dos produtos sempre há aqueles que são deixados de lado, por não gostarmos muito de usar (comprei mas não gostei rs), só que é ruim que eu deixo dinheiro ir pro lixo rsrs, insisto um pouco no uso e acabo arrumando finalidades para o produto, ou mesmo começo a gostar do produto devido a essa insistência (infelizmente não será com todos os produtinhos, mas com a maioria isso pode acontecer). Esse processo também ajuda terminar com os produtos, e ter a possibilidade de adquirir outros diferentes ou de outras marcas, porque você acaba usando-os mais.
E os produtos que já não tem mais data de vencimento?
Bom ai você terá que notar o cheiro, a textuta, a cor do produto, para verificar se ele está ainda bom para uso. Lembrar também da data em que você comprou ajuda você ter uma base de quanto tempo ainda  pode utilizá-lo.

É isso, espero ter contribuído com alguma ideia para você!
bj Belezinhas.



(Post: maquiagem-dicas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: